Terça-feira, 26 de Julho de 2005

saudade...dia dos avós!

velha.jpg

Quase me passava despercebido mas a minha mãe fez questão de me lembrar que hoje era o dia dos avós, talvez para se sentir mais acarinhada pelos netos. Eu não ligo a dias " assinalados"mas não pude deixar de viajar a um lugar chamado saudade e lembrar a minha avó materna com quem sempre tive uma afinidade forte de carinho! Ela protegia-me das fúrias da minha mãe! Fúrias que hoje transformou em doçuras com os netos!
Tenho saudade de tanta coisa, os motivos são tantos, difícil até enumerá-los. Tenho saudade da minha infância, que apesar de não ser uma infância repleta de felicidade, tenho saudades do colo da minha avó! .
Foi com o meu avó que comecei a gostar de ler, sentava-se tardes a fio à janela da sua humilde casa a ler tudo o que lhe era possível na altura! E essa imagem ainda tenho na minha mente! Refugiava-se no quarto e ia sempre tomar o café só para ler o jornal e demorava horas a lê-lo , para descontentamento dos outros clientes! Hábitos que eu herdei durante anos no mesmo café e as comparações eram impossíveis de não serem feitas. Tenho saudade da pequena casa dos meus avós sempre cheia de filhos e netos. Uma casa onde faltava quase tudo mas havia sempre lugar para mais um! Um lugar sempre livre à mesa e o pouco que havia era repartido!
Hoje a casa já não existe no seu lugar está lá um prédio e eles moram num lugar que ninguém conhece onde a única referência que temos é uma lápida em cima de uma pedra fria. Mas para todos os efeitos é esta a última morada que lhe conhecemos e às vezes quando me sinto mais triste ou feliz vou-lhe lá contar! Falo mais com a minha avó ( coisas de mulheres) era bonita a minha avó , uma mulher de garra que partiu depois do meu avó já cansada de lutar com a velhice e a doença! Era o pilar de uma família numerosa e todos muito diferentes! Era uma mulher simples, mas muito respeitada cá na terra! Que saudades eu tenho de ti, mulher dos sete ofícios! Mulher que cedo me ensinou aprender que era preciso lutar, sei que se fosse viva ficava triste com algumas coisas que já fiz mas sei que me amava na mesma, porque eu sempre soube que era a neta mais próxima apesar de ter muitos, mas era eu que estava presente para levar ao médico, a passear ajudar a trabalhar que acompanhava na ambulância sempre que tinha as suas crises de falta de ar! Que saudades avó! Sei que se ainda estivesses entre nós não conhecias este mundo de tecnologias e violências! Não conheceste os meus filhos! Mas eu sei que estejas onde estiveres já me estendestes a tua mão e me ajudaste a encontrar o caminho mais certo nos momentos mais difíceis da minha vida!
A tua também não foi nada fácil era tão bom se me pudesses pegar ao teu colo e embalar com as tuas mãos fortes de trabalho árduo.
Tenho saudade da tua protecção . Quase nunca te vi chorar! Tu avó é que às vezes e só tu vias lágrimas em meu rosto, que eu deixava misturar com a chuva, mas que tu sabias distinguir os pingos da chuva com as lágrimas do meu rosto!
Tenho saudades tuas , como tenho! Tu que vives até hoje no meu coração, tão perto, mas não te posso tocar e pedir a tua ajuda! Beijar tuas mãos tremulas que afagavam meus cabelos de mulher, feita criança.
Tenho saudade de tudo que passei ao teu lado...e eu que nem sei se um dia serei avó! A vida é uma incerteza e eu ás vezes sinto-me já cansada, queria repousar no teu colo e ouvir as tuas palavras de mulher lutadora a dizer-me" Não tenhas medo...segue o teu caminho"
Ai que saudades eu tenho de ti!
publicado por pensadora2 às 21:55
link | favorito
De Anónimo a 29 de Julho de 2005 às 19:42
entendo aquilo que sentes...perdi o meu avô à pouco tempo e aidna é difícil encarar a sua perda. no fundo...ele vive em mim. gostei da maneira como falaste dos avós, uma avó é a nossa segund amãe e poucos a têm. devemos lembrar-nos das nossas melhores recodções. beijitos..Pensamentos em Branco.
(http://pensamentosembranco.blogs.sapo.pt)
(mailto:anakatcc@hotmail.com)


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. na falta de inspiração...

. acordes da vida...

. adversidades da vida...

. neste momento só me resta...

. tentarei pensar...

. disfarce autorizado...

. um mimo do meu marinheiro...

. a ausência...

. o silêncio...

. resistir ao inverno...

.arquivos

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds